ANA SABIÁ
Ecdise é o processo de mudança do exoesqueleto de alguns animais que apresentam este modo de crescimento. Segundo a zoologia a ecdise é uma estratégia evolutiva vantajosa que permite, entre outras coisas, melhor adaptação destes animais a novos ambientes. Também é chamada de ecdise a mudança de pele dos répteis, de pêlos em alguns mamíferos e de plumas nas aves.
Nós, animais humanos, também passamos por metamorfoses, sejam físicas ou emocionais, ao longo de nossa existência. Vivenciar e apoiar minha cria em seu delicado tratamento de correção ortopédica foi uma ecdise para ambos. Enquanto a metamorfose esteve em curso, foi tempo de resignação e cuidado. Tempo de espera e força. Tempo de dor e amor. Tempo de…
A muda se concluiu e abandonamos aquele duro exoesqueleto feito de gesso e - moles, mas fortalecidos - abrimos amorosamente nossas asas em direção às futuras transformações.
As formas gessadas apresentam um corpo, de um dado sujeito, ausente-presente. Abrem, simultaneamente, problemáticas concretas e transmutações surrealistas. O corpo individual engessado na imagem integra e dialoga com o corpo coletivo social, cultural, histórico e político, circunscrito em dado tempo-espaço que delimita potencialidades mas, concomitantemente, abre rasgos para a resistência e a luta.
fotografia autoral • arte